É muito comum ver pessoas viajarem ao exterior para adquirir produtos
de consumo pessoal, ou até para revenda, e, mesmo que tenham custos
altos com transporte, documentação, hospedagem, dentre outras despesas,
ainda assim optam por efetuar a compra em outros países.
Os
Estados Unidos se destacam por possuir uma tributação diferenciada,
sendo, em produtos de consumo, cobrado um tributo único, o qual acaba
por diminuir significativamente o custo do produto quando da compra pelo
consumidor final. Além do mais, há uma tributação significativa sobre a
renda das pessoas e a propriedade, o que equilibra a arrecadação
estatal e gera benefícios ao consumidor.
Quando se fala em
isonomia tributária, igualdade ou capacidade contributiva, a ideia
primordial era justamente esta, tributar com maior carga a renda e
propriedade, as quais pressupõem uma melhor condição financeira do
contribuinte, e desonerar a tributação sobre o consumo. Ao diminuir a
carga tributária sobre produtos destinados ao consumidor final, há um
incentivo para a população adquirir mais mercadorias, visto que os
tributos são de grande relevância no custo, e, consequentemente,
ajudaria no desenvolvimento da economia regional.
Como no
Brasil há uma tributação excessiva sobre o consumo, incidindo IPI,
PIS/COFINS, ICMS, além dos demais tributos incidentes nas atividades do
fornecedor, o preço que chega ao consumidor é extremamente alto, se
comparado ao preço que seria sem essa tributação excessiva.
Em
decorrência desses fatores é que os Estados Unidos tem se tornado
destino de muitos brasileiros que buscam naquele país efetuar compras
para seu uso pessoal ou para revender. Miami é uma cidade que se destaca
no território norte americano por possuir uma tributação diferenciada.
Ela concede benefícios fiscais nos impostos incidentes sobre a
propriedade, diferindo conforme a sua utilização e, com isso, atrai para
seu território diversas lojas, revendedoras e demais fornecedores.
Com
o intuito de comprovar a diferenciação que uma alta carga tributária
gera no preço final de uma mercadoria, o Instituto Brasileiro de
Planejamento Tributário - IBPT fez uma pesquisa de preços de certos
produtos, de consumo comum, que são muito procurados e adquiridos, em
diferentes países do mundo.
Os preços aqui divulgados já
incluem o Sales Tax que é o imposto sobre vendas dos Estados Unidos,
imposto único, incidente sobre o consumo, o qual em Miami tem uma
alíquota de 7%. é possível notar que, mesmo incluindo o imposto
devido, a diferença no valor do preço que é cobrado do consumidor é
altíssima, chegando a 300% em alguns dos casos citados.
A
nítida discrepância de valores entre produtos similares, se não
idênticos, adquiridos no município norte americano de Miami e os
adquiridos em São Paulo justifica o porquê de muitas pessoas preferirem
viajar àquele país para realizarem compras, ou mesmo efetuá-las online,
do que consumir produtos no mercado interno.
Essa
‘transferência’ de economia prejudica o Brasil, que deixa de oportunizar
o consumo à sua população e abre caminho para que seus cidadãos
contribuam para a economia de outra nação, influenciando negativamente
em nosso desenvolvimento.
Fonte: IBPT.
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